A Dona Zinha separa várias notícias para você ficar por dentro do mundo dos doces!

Imagem retirada de http://sites.correioweb.com.br/app/50,114/2013/11/05/noticia_saudeplena,146250/comer-chocolate-pode-ajudar-os-jovens-a-continuarem-magros.shtml06/11/2013

Comer chocolate pode ajudar os jovens a continuarem magros

Mais um estudo, desta vez espanhol, encontrou benefícios  do consumo de chocolate. Pesquisadores da Universidade de Granada avaliaram dados de 1.458 adolescentes de 12 a 17 anos de nove países europeus e encontraram um vínculo entre alto consumo de chocolate e a baixa gordura corporal.

Publicado no jornal Nutrition, o trabalho de Magdalena Cuenca-García, do Departamento de Fisiologia Médica da instituição espanhola, integra o estudo Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence (Helena), que está coletando e analisando dados sobre a saúde dos adolescentes europeus.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que o consumo regular de chocolate estava ligado à manutenção da magreza em adultos e à redução do risco cardiovascular, mas esta foi a primeira a apontar o efeito entre adolescentes.

Segundo um outro trabalho científico, conduzido na Suécia pela equipe da pesquisadora Susanna Larsson, do Karolinska Institute, a explicação para essa 'face boa' do chocolate pode estar nos flavonoides, um grupo de substâncias com efeito antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante.

A equipe sueca também encontrou evidências de que os flavonóides possam diminuir as concentrações de mau colesterol no sangue, reduzir a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral.

Entretanto, uma questão polêmica - que já foi abordada anteriormente pelo Saúde Plena e reaparece nestes novos estudos - permanece sem conclusão. É consenso entre profissionais de saúde que, para extrair esses benefícios da guloseima, o chocolate consumido deve ser preferencialmente amargo e em pequena quantidade.

Contudo, tanto na pesquisa da Dra. Larsson - 90% do chocolate consumido na Suécia é do tipo 'ao leite' – quanto no trabalho espanhol, os participantes afirmaram ingerir outros tipos do alimento.

A pesquisa
Os jovens foram perguntados, em dois dias não consecutivos, sobre o que haviam comido nas últimas 24 horas; além de terem a gordura corporal, metabolismo e medida da cintura avaliados.

Aqueles que consumiam mais chocolate apresentaram menos gordura na região da cintura, considerada a mais perigosa para o coração; e também menor taxa de gordura geral no organismo. A proporção se manteve independentemente da prática de exercícios.

Outro consenso entre profissionais de saúde, mães, pais e avós é de que tudo em excesso faz mal. Ainda assim, apesar de muito calórico, rico em gordura e representar um perigo em casos de obesidade, a cada novo estudo, o chocolate se aproxima mais da lista de alimentos que trazem benefícios e menos do rol dos vilões da alimentação.

Imagem retirada de http://sites.correioweb.com.br/app/50,114/2013/11/05/noticia_saudeplena,146250/comer-chocolate-pode-ajudar-os-jovens-a-continuarem-magros.shtml

Fonte: Saúde plena, escrita por Letícia Orlandi

<< Voltar
LiveZilla Live Help
Todos os direitos reservados - © 2018 RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo
Loja2
Rua: Barão do Rio Branco, 1077
Tel.: (16) 3942-9663
Sertãozinho
Loja1
Rua: Sebastião Sampaio, 1858
Tel.: (16) 3942-5338
Sertãozinho